Exposição de fotografia no Espaço Central

<i>O Trabalho e os Trabalhadores</i>

Image 11026

A Festa do Avante! de­dica, na sua edição deste ano, uma grande ex­po­sição ao tra­balho e aos tra­ba­lha­dores. Ao fazê-lo, pre­tende dig­ni­ficar os tra­ba­lha­dores por­tu­gueses e de todo o mundo que, com os seus sa­beres, o seu tra­balho e a sua luta as­se­guram a exis­tência da vida hu­mana e o pro­gresso so­cial. Para tal, conta com a co­la­bo­ração de 35 fo­tó­grafos e fo­to­jor­na­listas que, com as suas fotos alu­sivas ao tra­balho, se as­so­ciam ao ob­jec­tivo da Festa do Avante!.

São eles, por ordem al­fa­bé­tica: Al­fredo Cunha, André Ri­cardo, An­tónio Cunha, An­tónio Ga­lamba, An­tónio Pedro Fer­reira, Au­gusto Brázio/Ka­me­raphoto, Edu­ardo Ga­geiro, Egas Branco, Eu­rico Reis, Fer­nando Ri­cardo, João Aboim, João Ca­sa­nova, João Ga­lamba, Jorge Branco, Jorge Ca­bral, Jorge Caria (Sueca), José Caria, José Carlos Car­valho, José Carlos Pratas, José Pedro Santa Bár­bara, Luis Barra, Luis Car­valho, Ma­nuel Reis, Marcos Borga, Nuno Franco, Pa­trícia Car­rasco, Pedro So­ares, Rei­naldo Ro­dri­gues, Ri­cardo Canha, Ro­gério Pedro, Rosa Reis, Rui Canto, Rui Ga­geiro, Steven Go­verno, Valter Vi­nagre/Ka­me­raphoto.

Na nota en­viada à im­prensa a in­formar da re­a­li­zação desta mostra, o PCP sa­li­enta o quadro em que esta tem lugar, «numa al­tura em que se de­gradam as con­di­ções de vida e de tra­balho em Por­tugal e no mundo; que mi­lhões de ho­mens, mu­lheres e jo­vens são lan­çados no de­sem­prego e na mi­séria ex­trema; que se li­quidam di­reitos fun­da­men­tais con­quis­tados com a luta de su­ces­sivas ge­ra­ções e que se tor­naram pa­tri­mónio ci­vi­li­za­ci­onal e que se acu­mulam for­tunas co­los­sais» – um tempo mar­cado ainda pela acu­mu­lação de um tal po­ten­cial ci­en­tí­fico-téc­nico, pro­du­tivo e cul­tural que per­mi­tiria «as­se­gurar o bem-estar, uma vida li­berta da mi­séria e dos an­gús­tias e in­cer­tezas do viver quo­ti­diano».

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

A arte contra a guerra

Guer­nica, a obra-prima de Pablo Pi­casso, será evo­cada no es­paço das Artes Plás­ticas da Festa do Avante!, no ano em que se as­si­nala o seu 75.º ani­ver­sário. A sua his­tória, os es­tudos pre­pa­ra­tó­rios e a bar­ba­ri­dade que ele re­trata es­tarão em des­taque no co­ração da Festa.

Torneio de pesca em Alcochete

A muralha ribeirinha de Alcochete foi palco, no dia 28, da edição deste ano do já tradicional torneio de pesca desportiva da Festa do Avante!, promovida em parceria entre a sua Comissão de Desporto, a Comissão Concelhia de Alcochete do PCP, a...

Ao trabalho!

A Festa é construída pelo esforço e dedicação dos militantes e amigos do PCP, que dão milhares de horas de trabalho para erguer aquela que é a Festa do Portugal de Abril, a Festa da democracia e do socialismo. Habituados a trabalhos manuais ou...