<i>O Trabalho e os Trabalhadores</i>
A Festa do Avante! dedica, na sua edição deste ano, uma grande exposição ao trabalho e aos trabalhadores. Ao fazê-lo, pretende dignificar os trabalhadores portugueses e de todo o mundo que, com os seus saberes, o seu trabalho e a sua luta asseguram a existência da vida humana e o progresso social. Para tal, conta com a colaboração de 35 fotógrafos e fotojornalistas que, com as suas fotos alusivas ao trabalho, se associam ao objectivo da Festa do Avante!.
São eles, por ordem alfabética: Alfredo Cunha, André Ricardo, António Cunha, António Galamba, António Pedro Ferreira, Augusto Brázio/Kameraphoto, Eduardo Gageiro, Egas Branco, Eurico Reis, Fernando Ricardo, João Aboim, João Casanova, João Galamba, Jorge Branco, Jorge Cabral, Jorge Caria (Sueca), José Caria, José Carlos Carvalho, José Carlos Pratas, José Pedro Santa Bárbara, Luis Barra, Luis Carvalho, Manuel Reis, Marcos Borga, Nuno Franco, Patrícia Carrasco, Pedro Soares, Reinaldo Rodrigues, Ricardo Canha, Rogério Pedro, Rosa Reis, Rui Canto, Rui Gageiro, Steven Governo, Valter Vinagre/Kameraphoto.
Na nota enviada à imprensa a informar da realização desta mostra, o PCP salienta o quadro em que esta tem lugar, «numa altura em que se degradam as condições de vida e de trabalho em Portugal e no mundo; que milhões de homens, mulheres e jovens são lançados no desemprego e na miséria extrema; que se liquidam direitos fundamentais conquistados com a luta de sucessivas gerações e que se tornaram património civilizacional e que se acumulam fortunas colossais» – um tempo marcado ainda pela acumulação de um tal potencial científico-técnico, produtivo e cultural que permitiria «assegurar o bem-estar, uma vida liberta da miséria e dos angústias e incertezas do viver quotidiano».